A cotação de produtos permite que você apure o valor de produtos de vários fornecedores diferentes ao mesmo tempo, obtendo os melhores preços e condições de compra. As cotações serão enviadas para o e-mail dos fornecedores, eles terão acesso a uma área onde farão a cotação dos produtos selecionados. As vantagens de realizar cotações são de economizar tempo com ligações e envio de e-mails, com isso você economiza dinheiro pois estará certo de estar comprando produtos bem mais baratos, além de aumentar sua margem de lucro, ser mais competitivo no mercado e ter o histórico de todas as suas cotações e transformar suas cotações em compras de uma forma simples e rápida.
Antes de iniciarmos a cotação é necessário que os fornecedores e produtos já estejam cadastrados.
Acesse este link e veja como cadastrar produtos no sistema.
Acesse este link e veja como cadastrar fornecedores no sistema.
Acesse Menu Principal> Estoque> Cotações:
O sistema exibirá a tela "Listar cotações", clique em Adicionar cotação:
O próximo passo é preencher os dados da cotação na tela "Adicionar cotação", observe a imagem:
Módulo Dados gerais
Data: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com a data atual, se for o caso você pode alterar para uma data retroativa.
Prazo Recebimento: Neste campo você informa a data do prazo de recebimento.
Módulo Fornecedor
Fornecedor: Neste campo você seleciona o fornecedor dos produtos que deseja fazer cotação, conforme cadastrado no sistema.
E-mail: Neste campo você informa o e-mail do fornecedor, a cotação será enviada para esse e-mail.
Obs.: Se os seus produtos estiverem vinculados ao fornecedor, basta selecionar o botão Carregar produtos e o sistema exibirá a lista de produtos associados ao fornecedor. Observe abaixo:
Acesse este link e veja como vincular fornecedor ao produto cadastrado.
Módulo produtos
Produto: Neste campo você seleciona o produto que deseja cotar. O sistema não limita a quantidade de produtos, para acrescentar mais produtos basta clicar em Adicionar outro produto.
Quantidade: Neste campo você informa a quantidade de cada produto.
Unidade: Este campo exibe a unidade do produto, é preenchido automaticamente conforme o cadastro do produto.
Módulo observações
Observações: Neste campo as informações adicionadas serão exibidas na impressão do pedido.
Observações internas: Neste campo as informações serão para uso interno, portanto não serão impressas no pedido.
Após preencher os dados em todos os módulos e verificar as informações clique em Cadastrar.
Na tela "Listar cotações" o sistema vai exibir a mensagem: "Cotação cadastrada com sucesso", além de exibir a cotação que acabamos de cadastrar. Observe na imagem abaixo:
O próximo passo é enviar a cotação por e-mail, observe na imagem acima que a situação da cotação é Não enviado. Na coluna Ações selecione a opção Mais ações () e logo em seguida clique em Solicitar por e-mail. Observe a imagem abaixo:
O sistema exibirá uma nova caixa de diálogo. Observe que o e-mail do fornecedor é o mesmo informado no cadastro da cotação, e o e-mail para receber a resposta é o seu e-mail cadastrado no sistema. Verifique as informações e clique em Enviar. Veja na imagem abaixo:
Obs.: A cotação será enviada por e-mail para o fornecedor, ele terá acesso a uma área restrita onde informará o valor dos produtos.
O sistema exibirá a mensagem: "Cotação enviada com sucesso!", clique em OK:
O sistema retorna para tela "Listar cotações", observe que a situação da cotação mudou para Aguardando:
Assim que o fornecedor receber o e-mail e responder a cotação, você receberá um aviso no sistema e a situação da cotação será alterada para Respondido. Observe as imagens abaixo:
Notificação do sistema
Situação da cotação alterada para Respondido
Pronto! Cotação realizada. Agora você pode concretizar uma venda a partir da cotação, acesse este link e veja o passo a passo.
Veja também:
Vídeo tutorial: como realizar cotações?
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