A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Visando praticidade e agilidade, o sistema oferece a opção de emitir nota fiscal eletrônica a partir de uma venda de produtos concretizada. Acompanhe o passo a passo:
Obs.: Se ainda não possui vendas cadastradas, acesse esse link para ver o tutorial para gerar venda de produtos.
Antes de seguirmos para emissão de nota, verifique se os dados da empresa estão atualizados, acesse Menu Principal> Configurações> Dados da Empresa:
Na tela "Dados Gerais" verifique se todos os dados da empresa estão devidamente preenchidos, as informações são de extrema importância para emissão da nota fiscal. Após verificar todas as informações e preencher os dados conforme a demanda da sua empresa, clique em Atualizar para salvar alterações.
Também é necessário vincular o seu Certificado Digital ao sistema, o certificado é imprescindível para emissão de notas eletrônicas. O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica da sua empresa, é indispensável para emissão de notas fiscais eletrônicas, ele garante proteção para os dados da sua empresa e transações eletrônicas. Nosso sistema aceita os certificados A1e A3. Caso você ainda não possua o certificado digital, você pode adquirir no site dos Correios, Serasa, Caixa Econômica Federal entre outros.
Para realizar a vinculação do certificado digital ao sistema, acesse Menu Principal> Notas Fiscais> Opções auxiliares> Certificado Digital:
Nos links abaixo veja os tutoriais com o passo a passo para vinculação dos certificados:
Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A1
Acesse este link para ver o tutorial de vinculação do Certificado A3
Agora sim, vamos para emissão da nota fiscal a partir de uma venda.
Acesse Menu Principal> Vendas> Produtos:
O sistema exibirá a tela "Listar vendas de produtos" com todas as suas vendas já cadastradas.
Obs.: Para que seja possível emitir a NF-e, a venda precisa estar com a situação Concretizada.
Localize a venda para qual você deseja emitir NF-e, você pode usar o botão de Busca avançada, observe na imagem abaixo:
Após localizar a venda, observe que ao final de cada uma existe a coluna Ações, o sistema oferece algumas opções, clique no botão Mais Ações () e uma lista de funções será exibida. Observe a imagem abaixo:
Clique na opção Emitir NF-e e o sistema irá redirecioná-lo para a tela "Adicionar nota fiscal".
Nesta tela a maioria dos campos já estarão preenchidos, conforme dados informados na venda e nas tributações dos produtos. Clique aqui para ver o passo a passo de cadastrar tributações em massa.
Após Verificar as informações, clique em Cadastrar. Observe a imagem abaixo:
Algumas observações sobre os campos da nota:
Natureza de Operação: Este campo está vinculado ao CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual.), o sistema vai listar todos cadastrados no sistema. Clique aqui e veja como cadastrar um CFOP.
O sistema vai exibir a tela "Listar NF-e" e a mensagem:"Nota fiscal cadastrada com sucesso!". Observe a imagem abaixo:
A nota será exibida com a situação Em aberto, para completar a emissão da nota é necessário enviá-la para Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).
Clique no botão Mais Ações () e selecione Emitir NF-e. Observe a imagem abaixo:
O sistema abrirá uma nova caixa de diálogo com a mensagem: "Deseja realmente enviar esta NF-e?". Clique em Sim:
O sistema exibirá a mensagem "Nota fiscal emitida com sucesso.", e a situação da nota será alterada de Em aberto para Aprovada. Veja na imagem abaixo:
Obs.: Quando uma nota é emitida e Aprovada, não é mais possível alterá-la ou excluí-la, essas opções serão bloqueadas.
Pronto! Nota fiscal emitida.
Também é possível emitir uma nota fiscal avulsa, sem a necessidade de realizar uma venda antes. Acesse esse link e veja o tutorial.
Obs.: Lembrando que para emissão de qualquer nota fiscal no sistema, é necessário que o seu certificado digital esteja vinculado ao sistema e os dados da sua empresa preenchidos corretamente. Veja os tutoriais clicando nos links abaixo:
Vídeo tutorial: como emitir nota fiscal eletrônica?
Como vincular o Certificado A1 ao sistema?
Como vincular o Certificado A3 ao sistema?
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.