Ao cadastrar clientes no sistema é possível reunir todos os dados e informações dos consumidores que tiveram, ou ainda têm, relacionamento com a sua empresa. O ERP permite realizar esse cadastro de três formas:
Acompanhe nosso vídeo tutorial e logo abaixo, confira o passo a passo:
Neste artigo, você vai aprender como cadastrar clientes. Onde vai conferir:
- Como realizar o cadastro de um cliente
- Como preencher cada campo corretamente
1. No menu principal, localizado no canto esquerdo da tela, acesse o módulo ‘Cadastros’;
2. Em seguida, clique na opção ‘Clientes’;
3. Na tela ‘Listar clientes’, são exibidos os consumidores já cadastrados. Clique em “Adicionar” para cadastrar um novo cliente.
4. Você será direcionado para a tela ‘Adicionar cliente’, onde deve preencher:
Dados gerais
- Em ‘tipo de cliente’, informe se o consumidor é uma pessoa jurídica, física ou estrangeiro;
- No campo ‘situação’, selecione se ele está ativo ou inativo;
- Se o seu cliente for uma pessoa física, insira o ‘nome’, ‘e-mail’, ‘CPF’, ‘RG’, a data de ‘nascimento’, ‘inscrição estadual’, e o ‘tipo de contribuinte’;
- No caso de pessoa jurídica, informe o ‘nome fantasia’, o ‘e-mail’, o ‘CNPJ’, a ‘Razão Social’, a ‘Inscrição estadual’, o ‘Tipo de Contribuinte’, a ‘Inscrição municipal e SUPRAMA’, e o nome do ‘Responsável’;
- Para o cliente estrangeiro, informe o ‘nome’ , o ‘e-mail’ e a numeração do ‘documento’.
- Depois insira o ‘telefone comercial’, ‘telefone celular’, ‘FAX’, ‘site’ e o ‘vendedor/responsável’.
Endereços
- Informe o ‘tipo’ de endereço do seu cliente: comercial, residencial, entrega, depósito e etc. Se desejar criar uma nova categoria de endereço, clique no campo “Cadastrar novo”, no fim da lista;
- Informe o CEP do endereço. Ao informar o CEP os campos logradouro, bairro e cidade/UF serão preenchidos automaticamente;
- Depois insira o número e o complemento do endereço.
- Caso o seu cliente possua mais de um endereço, clique no botão preto “Inserir novo endereço”
Contatos
- Se o seu consumidor possuir mais um tipo de contato, ou algum representante que você mantém contato, clique no botão “Inserir novo contato” para adicionar as informações;
- Selecione o tipo de contato, como e-mail, WhatsApp, telefone e etc;
- Informe o nome, o contato, o cargo e caso queira, uma observação;
Financeiro
- Se o seu cliente possuir um valor limite de compras, informe no campo ‘Limite de crédito';
- Caso queira, permitir que ele ultrapasse o limite estabelecido, marque a caixinha “permitir ultrapassar limite de crédito".
Foto
- Caso queira, inserir uma foto ao perfil do seu cliente, clique em ‘Selecionar foto’ para escolher o arquivo.
Observações
- Se desejar inserir alguma informação complementar ao cadastro do seu cliente, insira essa descrição no campo ‘Observações’;
5. Após preencher todos os dados, clique no botão verde “Cadastrar”.
Como gerenciar clientes
1. Após finalizar o cadastro, na tela ‘Listar clientes’, vá até a coluna ações do serviço cadastrado;
2. Onde você pode visualizar, editar ou deletar os clientes cadastrados.
⚠️ Atenção: Todos os dados informados nas imagens acima, são de caráter fictício.
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